Filha de Persephone

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesmo compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudades...sei lá de quê!" (Florbela Espanca, Carta no. 147)

Sobre ALICE RUIZ

"Que importa o sentido se tudo vibra"

ALICE RUIZ

tradutor

5 de fevereiro de 2010

sobre os livros de SUSAN SONTAG (PARTE 1)

Ensaios sobre a FotografiaSusan Sontag - Companhia das Letras, 2004

Esta obra é um livro que fez história no âmbito dos estudos da imagem. Publicado no Brasil originalmente em 1983, reúne seis ensaios escritos na década de 70, em que a romancista e filósofa Susan Sontag analisa a fotografia como fenômeno de civilização, desde o aparecimento do daguerreótipo, no século XIX. O resultado é uma história social da visão, demonstrando o seu lugar central na cultura contemporânea. Sontag extrapola os domínios da técnica da fotografia - enfoque que desliga a prática fotográfica do quadro social que a inventa e consome -, abrangentes e reflexivas, as análises dialogam com a filosofia, a sociologia, a estética e a arte pictória. A erudição da autora não se traduz, porém em hermetismo. Seu estilo é simples, direto, leve e sedutor, marca de uma das mais atuantes intelectuais da atualidade. "A realidade com tal, é redefinida pela fotografia". escreve ela ao discutir as relações entre os acontecimentos e as imagens produzidas a partir deles. Sontag mostra como as noções de fato e representação se embaralham nas sociedades indústriais e consumistas onde "tudo existe para terminar numa foto".

Diante da Dor dos OutrosSusan Sontag, Companhia das Letras 2003

Imagens do sofrimento são apresentadas diariamente pelos meios de comunicação. Graças à televisão e ao computador, imagens de desgraça se tornaram uma espécie de lugar-comum. Mas como a representação da crueldade nos influencia? O que provocam em nós exatamente? Estamos insensibilizados pelo bombardeio de imagens? Em Ensaios sobre a fotografia, publicado no Brasil no começo dos anos 1980, Susan Sontag abordou o tema em termos que definiram o debate pelas décadas seguintes. Aqui, faz uma nova e profunda reflexão sobre as relações entre notícia, arte e compreensão na representação dos horrores da guerra, da dor e da catástrofe. Discutindo os argumentos sobre como essas imagens podem inspirar discórdia, fomentar a violência ou criar apatia, a autora evoca a longa história da representação da dor dos outros - desde As desgraças da guerra, de Francisco de Goya (1746-1828), até fotos da Guerra Civil Americana, da Primeira Guerra Mundial, da Guerra Civil Espanhola, dos campos nazistas de extermínio durante a Segunda Guerra, além de imagens contemporâneas de Serra Leoa, Ruanda, Israel, Palestina e de Nova York no 11 de setembro de 2001. Num texto preciso e provocador, Sontag levanta questões cruciais para a compreensão da vida contemporânea. De sua reflexão surge uma formulação surpreendente e desafiadora: a relevância dessas imagens depende, em última instância, da maneira com que nós, espectadores, as encaramos.

Na América
Susan Sontag

A ensaísta e romancista Susan Sontag recria a América do fim do século XIX, valendo-se de dados históricos para narrar a trajetória da polonesa Maryna Zalezowska, atriz que decidiu recomeçar a vida nos Estados Unidos e construiu uma carreira de sucesso.

Questão de Ênfase: Ensaios
SUSAN SONTAG

Este é o penúltimo livro de Susan Sontag, que morreu em 2004, é dos que mais revelam a amplitude desses interesses. A ensaísta e romancista reuniu aqui mais de quarenta textos escritos nas duas últimas décadas. Os assuntos vão desde a paixão pela literatura e pelas artes visuais até a crítica do consumismo contemporâneo e a tragédia de Saravejo.

(continua amanhã)

Nenhum comentário:

quem visita Persephone

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

Link-me !

Link- Me

Link- Me

Persephone faz TRADUÇÕES !

Persephone faz TRADUÇÕES !
camposdejaque@gmail.com

Siga PERSEPHONE ! Follow ME !