Filha de Persephone

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesmo compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudades...sei lá de quê!" (Florbela Espanca, Carta no. 147)

Sobre ALICE RUIZ

"Que importa o sentido se tudo vibra"

ALICE RUIZ

tradutor

7 de dezembro de 2010

PAIXÃO PLATÔNICA


platônico
adjectivo

1. relativo a Platão, filósofo grego (428-348 a. C.), ou à sua filosofia;
2. figurado alheio a interesses ou prazeres materiais; casto; ideal; puro;
substantivo masculino
1. indivíduo adepto do platonismo;
2. figurado aquele que é alheio a interesses ou prazeres materiais;
amor platónico amor à distância, muitas vezes não confessado, e desprovido de sensualismo;
(Do gr. platonikós, «id.», pelo lat. platonìcu-, «id.»)
_________________________________
paixão

substantivo feminino

1. sentimento intenso e geralmente violento (de afecto, ódio, alegria, etc.) que dificulta o exercício de uma lógica imparcial;
2. objecto desse sentimento;
3. grande predilecção;
4. parcialidade;
5. grande desgosto; sofrimento intenso;
6. RELIGIÃO martírio que precedeu a morte de Cristo (com maiúscula);
7. RELIGIÃO parte do Evangelho onde se descreve o martírio de Cristo (com maiúscula);
8. MÚSICA composição musical cujo motivo é o martírio de Cristo (com maiúscula);
Semana da Paixão a semana que precede imediatamente o Domingo de Páscoa;

A paixão platônica todo romântico conhece: é aquela paixão unilateral, em que se idealiza o par perfeito e o romance ideal. Quem nunca foi apaixonado por um professor da escola, um artista da tevê ou até mesmo por outra pessoa já comprometida? Muitas pessoas passam, ou já passaram por essa difícil e sofredora sensação de amar alguém que não corresponde a esse amor. É comum na adolescência, ou entre jovens adultos, acometendo principalmente pessoas mais tímidas e introvertidas.
Para entender um pouco melhor, o termo “platônico” vem da teoria do filósofo grego Platão — que diz que esse amor é um sentimento de devoção por outra pessoa que não é realizado. É aquela idolatria ao ser amado em que o sentimento não é correspondido e que por isso se torna uma paixão que não existe no plano real da sua vida.
Há quem diga que a paixão platônica mostra uma dose de imaturidade emocional, à medida em que nunca experimenta os limites e as frustações de uma relação concreta.

Mas tudo tem o seu lado positivo, e nesse tipo de paixão é estimulada a reflexão sobre os motivos que impedem a pessoa de viver uma relação madura consigo mesma e com o outro.

O amor e a paixão são sentimentos que podem florescer em qualquer pessoa. E como todo sentimento, positivo ou negativo, agradável ou penoso, precisa de um estimulo para continuar intenso, vivo e existente. Senão, morre. O estímulo está em nossas cabeças e cabe a nós saber até onde isso nos faz bem.

Os poetas dizem que a paixão é uma doença do amor. E eles têm razão. Apesar de ser um sentimento extremamente positivo, a paixão também causa dores ao coração.

http://www.mulherfeliz.com.br/2007/11/10/paixao-platonica/#ixzz17RRti0kG


Paixão Platônica (Daniela Strieder)


É tão difícil esconder
o que eu sinto por você
Uma coisa assim tão forte,
não dá pra evitar.

Eu sei que você tem outro e vive nele a pensar
Mas o meu coração e não pude controlar
Já está mais forte que simples paixão de verão
Já não sei o que fazer com essa emoção

Eu vejo em seus olhos ao tocar minhas mãos
que você também me tem no coração
Mas você tem medo e não pode se entregar
eu daria tudo para você me amar

Eu só te queria um dia, só um dia pra saciar minha vontade
É desejo de verdade
Eu te quero à todo instante
mas é só uma paixão platônica passageira
e isso é o mais importante

Nenhum comentário:

quem visita Persephone

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

Link-me !

Link- Me

Link- Me

Persephone faz TRADUÇÕES !

Persephone faz TRADUÇÕES !
camposdejaque@gmail.com

Siga PERSEPHONE ! Follow ME !