Filha de Persephone

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesmo compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudades...sei lá de quê!" (Florbela Espanca, Carta no. 147)

Sobre ALICE RUIZ

"Que importa o sentido se tudo vibra"

ALICE RUIZ

tradutor

15 de janeiro de 2012

você conhece o MORRO DE SÃO PAULO-Bahia ?



HISTÓRIA

A história de Morro de São Paulo se inicia em 1531, quando o navegador português Martim Afonso de Souza ancorou sua frota na ilha que ele batizaria de Tynharéa e que mais tarde acabou sendo transformado em Tinharé.Em 1534 o território que atualmente compõe o estado da Bahia foi dividido em três Capitanias Hereditárias, que eram grandes extensões de terra doadas pelo rei de Portugal a pessoas de sua confiança para que colonizassem as terras. Estas capitanias foram: a Capitania de Porto Seguro, a Capitania da Bahia e a Capitania de Ilhéus que abrange a Costa do Dendê onde se localiza a ilha de Tinharé. A Capitania de Ilhéus, foi doada a Jorge de Figueiredo Correa, que permaneceu em Portugal e enviou Francisco Romeiro como seu representante para colonizar as terras. Em 1535, Francisco Romeiro chegou na ilha de Tinharé e fundou no extremo norte da ilha o povoado de Morro de São Paulo.Com o passar dos anos, Morro de São Paulo assumiu um papel importante na defesa da costa brasileira, já que esta era alvo de contantes ataques estrangeiros neste período. Em 1624, o comandante holandês Johan Van Dortt desembarca com sua esquadra na ilha de Tinharé antes do ataque à cidade de Salvador.

Assim, sob o comando do governador na época Diogo Luiz de Oliveira, tem início em 1630 a construção da Fortaleza em Morro de São Paulo para proteger o arquipélago de Tinharé e a entrada da Baía de Todos os Santos, evitando assim novos ataques a capital. Após mais de um século de construção, a fortaleza tinha em 1748 uma muralha de quase mil metros de extensão e contava com um efetivo militar de 183 homens e 51 peças de artilharia.Em 1746 foi construída a Fonte Grande com o objetivo de tratar e abaster água potável aos soldados da Fortaleza e aos habitantes da vila e entre os anos de 1850 e 1855 é construído, pelo engenheiro João Monteiro Carson , o farol com a função de orientar os navegadores. Em 1859 Morro de São Paulo recebe a visita da Família Real e de D. Pedro II e de acordo com suas anotações o vilarejo era habitado na época por cerca de 300 famílias.Com o final do período colonial, Morro de São Paulo perde sua importância militar e torna-se um tranquilo vilarejo de pescadores. Somente a partir dos anos 60 começa o desenvolvimento do turismo em Morro de São Paulo, que inicialmente recebia os veranistas vindos principalmente de Salvador. Na década seguinte, Morro de São Paulo recebe a visita de hippies, o que contribuiu para o vilarejo tornar-se conhecido mundialmente.
VILAREJO COM PRAIAS DESLUMBRANTES
Morro de São Paulo é um vilarejo com praias deslumbrantes, paisagens paradísiacas e povoado por pessoas simpáticas e hospitaleiras. Morro de São Paulo, que está situado em uma ilha, só pode ser acessado de barco ou avião já que não circulam carros pelo vilarejo. Sem poluição, sem o barulho de buzinas e sem o estress das grandes cidades, Morro de São Paulo é o lugar perfeito para relaxar, descansar e renovar as energias.Em Morro de São Paulo, além de poder aproveitar a tranquilidade de praias cheias de coqueiros e águas puras e cristalinas, você ainda encontra muita badalação. No Morro você pode curtir muita agitação em badaladas festas com muita gente bonita e que podem durar até o dia amanhecer. Além das praias e da agitacão noturna, você ainda pode fazer trilhas fáceis para visitar monumentos históricos da época colonial ou ainda fazer passeios para as ilhas vizinhas que são oferecidos por agências locais.De fato, Morro de São Paulo é um lugar para todos os gostos e idades. Seja para famílias com crianças que queriam desfrutar de segurança e praias tranquilas, seja para casais em lua de mel ou que queiram aproveitar momentos românticos, ou seja para jovens e solteiros ávidos por festas, badalação e paquera.
É, são muitos os adjetivos com as quais pode-se tentar descrever Morro de São Paulo: paradisíaco, encantador, espetacular, maravilhoso, fantástico, extraordinário... Entretanto simples palavras não podem expressar o encanto e a energia deste lugar. É necessário ver pessoalmente e sentir a magia que Morro de São Paulo tem. Coloque sua bermuda, chinelo, camiseta e protetor solar e a vontade de desestressar na sua mala e venha para este paraíso.
LOCALIZAÇÃO
Morro de São Paulo está localizado na região da Costa do Dendê no estado da Bahia, mais precisamente na ilha de Tinharé que fica situada a 60 quilômetros ao sul de Salvador.
Com cerca de 400 km², a ilha de Tinharé além de abrigar o famoso vilarejo de Morro de São Paulo, abriga também os povoados da Gamboa, Garapuá e Galeão.A ilha de Tinharé pertence ao município de Cairu e a sede deste município é a cidade de Cairu que fica situada em uma ilha que leva o mesmo nome. As ilhas de Tinharé, Cairu e Boipeba, assim como algumas ilhas menores compõem o arquipélago de Tinharé.

COMO CHEGAR EM MORRO DE SÃO PAULO
Há diversas alternativas de transporte para chegar em Morro de São Paulo que tanto variam no custo quanto no tempo gasto na viagem. As cidades que dão acesso a Morro de São Paulo são Salvador e Valença.À partir de Salvador as alternativas de transporte para Morro de SP são os táxis aéreos, as lanchas/catamarãs, e ainda uma combinação de balsa, ônibus/carro e barco/lancha. Entretanto quem estiver viajando de ônibus ou carro terá que passar pela cidade de Valença e de lá pegar um barco ou lancha para Morro de São Paulo, já que em Morro de SP não entram carros e nem circulam ônibus.

quem visita Persephone

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

Link-me !

Link- Me

Link- Me

Persephone faz TRADUÇÕES !

Persephone faz TRADUÇÕES !
camposdejaque@gmail.com

Siga PERSEPHONE ! Follow ME !